A apneia do sono é uma doença caracterizada por pausas na respiração durante o período do sono, devido a uma característica anatômica que favorece a obstrução das vias aéreas.
.
Pessoas assim lidam com microdespertares durante a noite. Toda vez que o nível de oxigênio do sangue cai, a pessoa acorda e logo volta a dormir. Como é um processo de despertar e adormecer rápido, muitas pessoas nem se lembram que acordaram durante a noite. Porém, no dia seguinte, poderão sentir sonolência, cansaço, dificuldade de aprendizado, irritabilidade, entre outros sintomas. Muitas vezes, é a presença do “ronco”, que incomoda o(a) parceiro(a) que dorme ao lado, o primeiro sinal para o médico suspeitar desta doença.
As pausas na respiração podem contribuir para condições de saúde graves como arritmias, hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e depressão.
A avaliação médica é fundamental para que possa ser proposto um tratamento, podendo ser uma cirurgia ou a utilização de uma máscara nasal, que ajuda a respirar melhor durante a noite.
A APNEIA DO SONO
Os comentários estão encerrados.